segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Características do imóvel: Tipologia


A tipologia de uma casa é-lhe atribuída pelo número de quartos. Esta nomenclatura veio substituir o conceito de assoalhadas, e aparece como T0, T1, T2, T3, etc, consoante o número de quartos.

Tornou-se assim mais clara a definição de um imóvel num anúncio, isenta de erros e possíveis enganos, já que o conceito assoalhadas referia-se à soma de quartos e salas.



A quase totalidade das pessoas quando adquirem a sua primeira casa têm uma ambição para o futuro, que é a desta não ser a casa para toda a vida. Subsiste o desejo de em alguma altura da vida existir a possibilidade de mudar para uma casa maior, mais recente, noutra zona, etc. Enfim, uma casa que corresponda a um ideal pessoal. Desejo esse que, pode ou não, concretizar-se.

Na realidade é um desejo difícil de realizar, em especial em alturas de contenção económica como a que estamos.

Para atingir a situação em que é possível ir de armas e bagagens para a tal casa de sonho é preciso reunir um sem número de condições, quase todas de foro económico, entre as quais encontrar comprador para a "primeira casa provisória". E em todas as situações de crise económica, a oferta é maior do que a procura, logo não é fácil vender um imóvel.


Portanto, o meu conselho é o seguinte:

Quer se trate de uma só pessoa, ou de um casal sem filhos, invistam sempre numa casa que tenha no mínimo dois quartos.

Não digo para abandonarem o sonho de, no futuro, viverem na tal moradia isolada à beira mar. Mas, ao escolher a primeira casa, tenham o cuidado de investir num imóvel que, pode não ser a casa dos vossos sonhos, mas onde se possam sentir bem durante 10 ou 20 anos. Uma casa que vos acompanhe e que corresponda às vossas necessidades de hoje e de amanhã, quer seja aumentar a família ou não. Aliás, um quarto extra nunca prejudicou ninguém: pode ser utilizado como quarto de hóspedes, escritório, ginásio, uma segunda sala, etc. Num instante é remodelado para quarto de bébé e, é uma enorme mais-valia na altura de vender o imóvel.


Igualmente, fujam das casas com kitchenettes. A existência deste tipo de cozinhas só se justifica num T0 e em aparthotéis. E, por mais engraçadinhas que possam parecer na altura da visita ao imóvel, na realidade ninguém acabará por gostar, a longo prazo, de ter o frigorífico encostado ao sofá, ou de ver a pilha de louça por lavar mal entra pela porta.




Características do imóvel: Exposição Solar


No post intitulado "Antes de mais faça uma lista" enunciei algumas características do imóvel que devem ser levadas em consideração. Aproveito agora para me debruçar mais profundamente sobre as mesmas.

1 - Exposição solar:

"Sem dúvida que a melhor e mais vantajosa orientação de uma habitação, tendo sempre em consideração a eficiência energética, será a orientação Sul, uma vez que possibilita tanto ganhos solares significativos, como o total controlo do sobreaquecimento através de protecções exteriores.
O ideal seria poder voltar toda a casa a Sul, o que será viável, se falarmos em edifícios de habitação multifamiliar- prédios de apartamentos, onde não será difícil encontrar alguns fogos orientados somente a Sul, mas quando se trata de uma moradia a situação complica-se, pois são variados os factores que influenciam a colocação de vãos de uma edificação: a vista, as necessidades de arejamento e ventilação, e ainda factores estéticos.
Neste contexto, deixamos aqui apenas algumas sugestões para tirar partido do aquecimento/arrefecimento passivos (através de energia solar): Adjacente à fachada Norte, que em princípio deve ser cega ou conter o mínimo absolutamente necessário de janelas, devem ser orientados os anexos secundários, tais como garagens, armazéns etc., por forma a se conseguir uma maior protecção térmica.
No caso do terreno o permitir e ser em declive, deve-se ainda proteger a fachada Norte por meio de um talude ou aterro. Assim, deve dar-se prioridade a Sul, às funções principais, ou seja à maior superfície habitada, para que no Inverno se possam assegurar os ganhos solares indispensáveis ao contributo para melhores condições térmicas e de bem estar (saúde e conforto), garantindo que a fachada a Sul tenha direito ao sol na sua totalidade.

Esquematicamente uma possível orientação seria:
- Norte: Garagem, arrecadações, vestíbulos, circulações, com poucas ou nenhumas aberturas para o exterior;
- Nascente: Quartos de dormir, com janelas de pequena ou média dimensões protegidas pelo exterior por palas verticais ou estores, para evitar no Verão o encandeamento/sobreaquecimento pela manhã;
- Sul: sala comum, janelas de grandes dimensões, protegidas por palas exteriores horizontais ou estores e localização de uma estufa, caso se deseje;
- Poente: cozinha, escritório, janelas de pequena ou média dimensão, protegidas por palas verticais exteriores ou estores, para evitar no Verão o encandeamento/sobreaquecimento ao fim do dia."

fonte: http://www.ecocasa.org/faq.php


Uma incorrecta exposição solar deriva quase sempre em problemas de humidade, o que resultará em manchas de bolor nas paredes e tectos, com repercussões na saúde da própria casa e dos seus habitantes que vão além das inestéticas manchas. Muitos dos materiais utilizados na construção de uma casa, tal como o cimento cola, estuque, etc, apodrecem com facilidade e, a recuperação desta patologia normalmente só ocorre com obras dispendiosas. É claro que estes problemas não derivam somente da ausência de exposição solar, mas com mais calma abordaremos esse tema.


Por isso, sim, na sua lista acrescente exposição solar como uma das prioridades!!!


imagem: um bom exemplo de boa exposição solar

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Analise o mercado imobiliário

Após ter uma ideia de que tipo de imóvel anda à procura, comece por fazer uma análise exploratória do que o mercado tem para oferecer.
Assim ficará com uma noção do tipo de habitações na sua zona e dos preços praticados. Igualmente, será benéfico comparar os resultados da pesquisa com a sua lista.

Onde poderá procurar:

- http://clix.bpiexpressoimobiliario.pt/
- http://www.remax-portugal.com/
- http://www.era.pt/pg_home.aspx?lang=pt

Muitos mais sites existem relacionados com a busca de imóveis.

Antes de mais faça uma lista

Antes sequer de procurar casa, elabore uma lista.

Reflicta sobre:

1º - A área geográfica: em que localidades é que está disposto a viver, seja por uma questão de gosto pessoal, de distância do local de trabalho, de proximidade com o núcleo familiar, etc.

2 º - Características do imóvel: Vivenda ou apartamento, prédio com quantas fracções, com ou sem elevador, área, número de quartos, varanda, terraço, aquecimento, arrecadação, garagem, número de casas de banho, exposição solar, tipo e qualidade dos acabamentos, tipo de cozinha, idade do imóvel, etc.

3º - Características externas: se existe estacionamento, área envolvente apelativa, segurança, proximidade de transportes públicos, existência de comércio e serviços nas proximidades - escola, farmácia, supermercado, caixa multibanco, etc -, zonas de lazer, níveis de ruído, etc.

Das várias características possíveis, a nível do imóvel e da área envolvente, escolha as que para si são fundamentais. Saiba que quanto mais escolher, mais difícil será encontrar um imóvel que caiba nessa busca. Pense sobre quais dessas características estará ou não disposto a abdicar.


4º - Preço: Sobretudo, estabeleça um limite para o preço do imóvel. Conte com a subida das taxas de juro sobre o empréstimo bancário.

Editorial

Caros leitores,

Comprámos a nossa casa há cinco anos. A nossa primeira casa!
Antes disso, passámos outros dois anos numa frenética busca, em portais de imóveis, sites de agências imobiliárias, jornais, etc.
O dia da escritura foi agridoce. Se por um lado estávamos entusiasmados por finalmente termos uma casa nossa, por outro persistiam algumas dúvidas.
Após todo este tempo tenho uma certeza: existem muitos aspectos relacionados com a aquisição de uma habitação que são desconhecidos pela grande maioria e, que são tão importantes que poderiam mudar a opinião de alguém em relação a um imóvel.
Infelizmente, eu pertenço a essa grande maioria, que vai aprendendo a importância desses pormenores, até agora desconhecidos, através da vivência. Ou seja, à própria custa!
Estou consciente hoje de coisas que nem imaginava há cinco atrás atrás. Decidi então colocá-las por aqui. Se for útil a alguém, estará cumprido o papel deste blog!

Um abraço.