segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Características do imóvel: Exposição Solar


No post intitulado "Antes de mais faça uma lista" enunciei algumas características do imóvel que devem ser levadas em consideração. Aproveito agora para me debruçar mais profundamente sobre as mesmas.

1 - Exposição solar:

"Sem dúvida que a melhor e mais vantajosa orientação de uma habitação, tendo sempre em consideração a eficiência energética, será a orientação Sul, uma vez que possibilita tanto ganhos solares significativos, como o total controlo do sobreaquecimento através de protecções exteriores.
O ideal seria poder voltar toda a casa a Sul, o que será viável, se falarmos em edifícios de habitação multifamiliar- prédios de apartamentos, onde não será difícil encontrar alguns fogos orientados somente a Sul, mas quando se trata de uma moradia a situação complica-se, pois são variados os factores que influenciam a colocação de vãos de uma edificação: a vista, as necessidades de arejamento e ventilação, e ainda factores estéticos.
Neste contexto, deixamos aqui apenas algumas sugestões para tirar partido do aquecimento/arrefecimento passivos (através de energia solar): Adjacente à fachada Norte, que em princípio deve ser cega ou conter o mínimo absolutamente necessário de janelas, devem ser orientados os anexos secundários, tais como garagens, armazéns etc., por forma a se conseguir uma maior protecção térmica.
No caso do terreno o permitir e ser em declive, deve-se ainda proteger a fachada Norte por meio de um talude ou aterro. Assim, deve dar-se prioridade a Sul, às funções principais, ou seja à maior superfície habitada, para que no Inverno se possam assegurar os ganhos solares indispensáveis ao contributo para melhores condições térmicas e de bem estar (saúde e conforto), garantindo que a fachada a Sul tenha direito ao sol na sua totalidade.

Esquematicamente uma possível orientação seria:
- Norte: Garagem, arrecadações, vestíbulos, circulações, com poucas ou nenhumas aberturas para o exterior;
- Nascente: Quartos de dormir, com janelas de pequena ou média dimensões protegidas pelo exterior por palas verticais ou estores, para evitar no Verão o encandeamento/sobreaquecimento pela manhã;
- Sul: sala comum, janelas de grandes dimensões, protegidas por palas exteriores horizontais ou estores e localização de uma estufa, caso se deseje;
- Poente: cozinha, escritório, janelas de pequena ou média dimensão, protegidas por palas verticais exteriores ou estores, para evitar no Verão o encandeamento/sobreaquecimento ao fim do dia."

fonte: http://www.ecocasa.org/faq.php


Uma incorrecta exposição solar deriva quase sempre em problemas de humidade, o que resultará em manchas de bolor nas paredes e tectos, com repercussões na saúde da própria casa e dos seus habitantes que vão além das inestéticas manchas. Muitos dos materiais utilizados na construção de uma casa, tal como o cimento cola, estuque, etc, apodrecem com facilidade e, a recuperação desta patologia normalmente só ocorre com obras dispendiosas. É claro que estes problemas não derivam somente da ausência de exposição solar, mas com mais calma abordaremos esse tema.


Por isso, sim, na sua lista acrescente exposição solar como uma das prioridades!!!


imagem: um bom exemplo de boa exposição solar

Sem comentários:

Enviar um comentário