domingo, 15 de fevereiro de 2009

Características do imóvel: A planta perfeita




Se a área de um imóvel é importante, também é a forma como esta está dividida.

Um exemplo positivo:

Ainda me lembro distintamente de um apartamento que visitei quando andava à procura de casa. Simplesmente tinha a planta perfeita. Infelizmente, os quartos demasiado pequenos, uma parede com infiltrações, falta de arrumação e necessidade de obras extensas fez com que com os "contras" pesassem mais.
No entanto ficou-me esta casa marcada na memória, particularmente por ser tão raro encontrar uma distribuição de divisões tão bem pensada.
Agradou-me sobremaneira na mesma era o facto do hall de entrada dar acesso a uma casa de banho, à cozinha e à sala, assim como a um corredor com porta, dando este acesso aos quartos e a uma segunda casa de banho completa.
Entusiasmou-me bastante o facto dos quartos e uma casa de banho serem independentes das restantes áreas, garantindo privacidade e sossego mesmo quando se recebe alguém.
Igualmente, a despensa encontrava-se dentro da cozinha, um ponto francamente positivo tendo em conta que um grande número de casas tem a dita colocada algures no corredor.
Nenhuma das divisões era generosa em áreas, mas o que faltava em espaço existia em simplicidade de formas, como a sala, rectangular, com lareira numa colocação simétrica, bem iluminada e com uma varanda em toda a extensão.
Fiquei com muita pena de ter que prescindir daquela casa pois nunca voltei a encontrar nas minhas buscas uma planta tão inteligente.



Um exemplo menos "perfeito"
Da mesma forma utilizo o exemplo de uma outra casa que visitei para ilustrar o que é uma planta menos "perfeita".
Tratava-se de T2, com alguma idade mas muito bem estimado. Recordo que até a arrecadação era mantida ordenada e impecável, o que, a par com a simpatia do casal que nos recebeu causou uma óptima impressão.
No entanto, este imóvel apresentava a nível da planta 3 pontos negativos que ressaltavam:
1 - O hall de entrada era um quadrado muito pequeno e sem paredes livres, pois daí fazia-se o acesso a todas as divisões.
2 - A cozinha era tão pequena que não tinha espaço sequer para uma pequena mesa de refeições. De tal forma, que os proprietários optaram por remodelá-la e excluir definitivamente essa opção, colocando ao invés uma minúscula bancada como recanto para pequeno-almoço.
3 - O principal problema era a sala. Esta era em forma de L, com lareira e muitas janelas. Mas, de tão estreita, a única disposição possível para os móveis era bizarra e desconfortável, fazendo lembrar mais um corredor do que uma sala.

Sem comentários:

Enviar um comentário