quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Características do Imóvel: Área




A área é uma das características mais importantes na definição de um imóvel. Quando nos referimos especificamente a apartamentos, eu diria que a área é a característica chave. Simplesmente porque se quase tudo o resto podemos embelezar, modificar, mascarar, ainda não inventaram adubo que faça uma casa crescer.



Valor médio de construção e ICI


A área é também uma das principais variáveis da equação que leva ao preço de venda de cada imóvel.

O Valor Médio de Construção por M2 é estipulado anualmente e divulgado em portaria - http://dre.pt/pdf1sdip/2008/12/25200/0921309214.pdf - mas só interessa a quem opte por construir de raíz.

O preço dos imóveis resulta directamente da especulação, do resultado que deriva entre a oferta e a procura, visto que não existe nenhuma autoridade que regule este mercado a nível de preços praticados. Existe é o ICI - Indíce Confidencial Imobiliário: "O Índice Confidencial Imobiliário é a mais longa série sobre imobiliário em Portugal e o seu início remonta a Janeiro de 1988. Trata-se de um indicador de inflação do valor da habitação em oferta no Continente, assentando numa metodologia que contempla procedimentos de ajustamento de qualidade (via estratificação e estimação de preços hedónicos), minimizando o impacto da alteração temporal do mix de oferta. O ICI recorre à informação disponível no portal imobiliário LardoceLar.com, que reúne 450 mil imóveis, provenientes de 1.400 empresas de mediação e promoção imobiliária. Para além do Continente, o índice incide sobre a Área Metropolitana de Lisboa, a Área Metropolitana do Porto, as regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve".

No entanto esta informação não é gratuita nem se encontra disponível para todos, pois trata-se de um produto de análise de mercado efectuado por uma entidade privada.



Tipologia vs Área


Não existe nenhuma regra que estipule que um T0 não possa ter 100 m2, assim como não há nada que impeça um T2 de medir somente 40 m2.

Pelos resultados das buscas que fui efectuando em sites de imobiliárias posso concluir que não existe uma relação directa entre a tipologia do imóvel e a sua área. Encontrei igualmente T0, T1 e T2 que ocupavam a mesma área: 50 - 60 m2.



Espaço essencial


Quer seja num espaço de 30 ou 300 m2 destinado a 1, 2, 3 ou 5 pessoas existem actividades que nos são comuns a todos numa casa como dormir, comer, actividades de higiene, de lazer e de trabalho, variando somente a forma como cada indivíduo exerce as mesmas.

Na verdade o ser humano consegue viver com muito menos espaço do que aquele a que estamos habituados. Deparei-me com isso quando por acaso descobri que os apartamentos no Japão possuem cerca de 13m2, incorporando na mesma divisão quarto, sala e cozinha, incluíndo arrumação, o que me faz reflectir sobre o facto de me sentir apertada num apartamento com mais 50 m2 do que encontraria em Tóquio.

Tenho a certeza que poucos de nós se habituariam a tão pouco espaço...


Mais importante do que a soma dos m2 é sentir-se bem dentro da sua casa, senti-la como um refúgio do mundo exterior, do stress. Ter espaço para tudo o que é necessário e sim, também para o que gosta de fazer quer seja ver um filme deitado no sofá, jogar computador, ou ler sentado num confortável cadeirão. E há quem se sinta feliz em 30m2 assim como há que apenas se sinta confortável em 300m2. Apenas chamo a atenção para o facto desta ser uma variável chave que deve ser levada em consideração!


imagem: apartamento Japão

Sem comentários:

Enviar um comentário